terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Balanço Geral 2012 - Um problema cardíaco me afastou do Mountain Bike, mas trouxe a maior vitória da minha vida: minha transformação pela presença de Deus!

Olá queridos amigos!

Já faz quase um ano que não atualizo meu blog, sei que estou em “divida” com meus seguidores...
Mas, como classificar a temporada 2012?
Nossa, esse ano foi tão “surpreendente” para mim. Tantas coisas aconteceram... Quem diria que eu ia encerrar minha carreira temporariamente, sendo que iniciei no MTB em tão pouco tempo?..

No final de 2011 eu postei um Balanço Geral daquela temporada, onde, além de agradecer meus patrocinadores, apoiadores, familiares e amigos eu também fiz planos positivos para esse ano que acabou de se encerrar. Planos de vitórias, grandes conquistas, experiências... Tantos planos...
Mas a vontade de Deus falou mais alto. Nada do que eu planejei para a minha carreira e minha vida em 2012 aconteceu. Na verdade, realmente fui pega de surpresa.
Devido a um problema no coração, tive que me afastar do MTB, e além do MTB eu também fui impedida de praticar esportes de intensidade. Imaginem o quanto é difícil você praticar esportes desde criançinha, vivendo sempre desta forma e de repente ter que parar se seguir este estilo de vida... Imaginem o quanto é difícil você conhecer um esporte que abre tantas portas na sua vida, te proporcionando tantas alegrias, experiências, te fazendo conhecer novas pessoas, novos lugares, criar novas amizades, novos laços, que mude a sua vida de forma repentina, e de repente, assim, do nada, quando tudo está “perfeito” em sua carreira, com uma boa estrutura, ótimos apoios, você ter que parar, se “aposentar” temporariamente. Realmente, aposentar-se com 18 anos de idade, involuntariamente, enquanto todos continuam buscando seus sonhos... Para mim, foi muito difícil aceitar isso.
Na verdade, eu fui diagnosticada com CIA com repercussão hemodinâmica no ano de 2011. Por mais que o médico me mandasse parar até que eu fizesse a correção, eu não quis e decidi continuar minha carreira. E assim fui “levando” até abril de 2012, quando após conversar com a Jaque à respeito dos sintomas que tive durante a minha prova no Campeonato Panamericano de MTB, no México, ela me disse que não aprovava eu continuar sem antes fazer a correção. Eu não podia deixar de atender a opinião dela, pois, desde que iniciei no MTB ela tem sido minha principal ajuda e, se eu não a atendesse, eu estaria agindo com ingratidão e falta de reconhecimento por tudo o que ela já fez por mim, até porque ela sempre me instruiu a tomar as melhores decisões e tudo o que eu conquistei no MTB foi através dela...
Então, a “corrida” da minha vida passou a ser não em cima de uma mountain bike, mas sim, atrás de recursos e ajudas para que conseguíssemos resolver meu problema o quanto antes, para que eu pudesse retomar minha carreira o quanto antes.
Mas sabem, hoje em dia eu agradeço muito a Deus por isso. Quem me conhece desde muito tempo sabe que eu nunca fui uma má pessoa e eu sei que posso dizer isso, não para me exibir, mas para demonstrar a verdadeira mudança. Pois, embora eu nunca tenha sido uma má pessoa, eu não andava nos caminhos de Deus. Na verdade, eu não tinha aproximidade com Ele. Antes, eu pensava que ganhava as corridas por mérito meu “eu treinei, eu me esforcei, eu merecia ter vencido...”. Graças a todos os apoios que tive desde o início da minha carreira no MTB, eu tive uma evolução muito rápida, tanto que fui para fora do país em somente 6 meses que ingressei neste esporte; eu ganhei muitas coisas através do MTB, certa fama na minha cidade, etc... Bem dizendo, eu tinha “tudo”, eu tinha a melhor bike feminina para competir (minha Scott Contessa Scale RC), eu tinha um bom currículo esportivo, estava fechando bons patrocínios, era conhecida na minha cidade por dar várias entrevistas para jornais, rádios e TV local; estava viajando direto, até para fora do país eu estava indo!.. Mas eu tinha tudo mesmo? Parece que sim,  né?! Mas não! Não, pois eu não tinha Deus na minha vida! Isso tudo estava me tornando uma pessoa arrogante (e eu não tenho vergonha de dizer isso não, pois é verdade!). Isso tudo estava tirando o meu foco da minha família, dos meus amigos; eu estava me afastando de pessoas que estavam comigo em qualquer momento da minha vida que eu precisasse. Meu Deus, como eu pude mudar tanto por causa do orgulho??? Era como se nada mais tivesse importância para mim, somente ganhar e ganhar e ganhar... E eu estava deixando tudo e todos de lado por causa disso (até mesmo meus pais). E por este “orgulho”, eu nem agradecia a Deus pelas minhas conquistas e quando vencia as provas. Eu não tinha a consciência de que eu havia ganhado porque Ele me capacitou para isso. Para mim, era mérito meu, pois eu havia treinado... Que pensamento de tola, né?!!
Enfim, Deus me queria nos caminhos dEle, pois mesmo eu tendo sido “ingrata” Ele ainda me amava muito! Então, veio o descobrimento da enfermidade...
Só Deus sabe o quanto foi difícil para mim enfrentar aquilo. E não só aquilo, pois, no mesmo período que eu tive que me afastar do MTB, eu tive que devolver minhas bikes para a Scott, perdi outros patrocínios, e para piorar toda a situação, nem com a minha família eu estava podendo contar, pois ela estava totalmente desestruturada e dividida por causa de tantas brigas. O clima na minha casa ficou tão ruim que eu cheguei a sair de lá e passei um mês morando com a minha avó (e mesmo lá o clima estava ruim). Nossa, tantas coisas aconteceram neste período! E realmente foi como diz a Bíblia mesmo “eu fiquei com a cara no pó!” De repente, vi que eu já não tinha mais nada do que eu me orgulhava tanto...
Mas foi nesta fase da minha vida que Deus trabalhou para me trazer para os caminhos dEle. Ele colocou no meu caminho uma amiga que tenho como um anjo da guarda, pois foi quem Ele usou para me trazer para a presença dEle.
Justo nesta fase foi quando começamos a nos falar pela internet. Ficavamos a madrugada inteira conversando e isso me acalmava, me fazia esquecer essa tempestade que eu estava enfrentando. Depressão? É claro que eu entrei em depressão! Mas quando eu conversava com ela, era como se nada estivesse acontecendo, isso me alegrava de forma inexplicável! (Não pensem que eram conversinhas bobas, sobre meninos e etc, não... Graças a Deus, nunca tivemos nem vontade de ficar conversando sobre isso). E um dia, (quando perdi meu exame em São Paulo – a única chance que eu tinha de fazer o procedimento -cateterismo - ao invés de ter que optar pela cirurgia no coração), que eu estava chorando muito porque eu sabia que esta era a única chance que eu tinha e mesmo assim não pude contar com ninguém da minha família e amigos próximos para me levar (tinha que ir acompanhada), mesmo sem saber o que estava acontecendo comigo (pois eu ainda não havia contado), ela me mandou uma mensagem, falando sobre Deus e os planos dEle para a minha vida, e até mesmo sobre eu não oferecer minhas vitórias a Ele e achar que eram todas por mérito meu... Aquilo tocou muito no meu coração e a partir de então eu passei a ver que tudo o que eu estava enfrentando fazia parte dos planos de Deus, para que eu viesse para os caminhos dEle. A partir deste momento, eu passei a buscar cada vez mais a presença dEle na minha vida... E nossas conversas de madrugada somente nos aproximava mais e mais da presença dEle, o que foi fortalecendo muito a nossa amizade.
Bom, além de tudo o que eu já havia “perdido” eu também tinha acabado de perder a única chance que eu tinha de resolver meu problema, pois perdi o exame em São Paulo, que seria necessário para fazerem a prótese que iriam colocar no meu coração, através de um cateterismo, para fecharem meu sopro. Por eu ter perdido esta oportunidade, a Clínica Dante Pazzanese, que havia me fornecido uma prótese e o exame de graça, não queria remarcar, e lá veio o pensamento “pronto! agora, ou eu corro o risco e faço a cirurgia, ou nunca mais poderei praticar esportes e muito menos voltar a competir!“.
Poucos dias depois, fui para São Carlos, participar de uma clínica de Rollerski com a Seleção Brasileira de Ski. Nesta clínica, reencontrei minha amiga que me evangelizou (nós não nos víamos já faziam 2 anos!). A Jaque estava no Brasil e também estava na clínica. E após longas conversas, chegamos à conclusão de que eu não iria fazer a cirurgia, mas sim iríamos correr atrás para conseguirmos o cateterismo. Ela ligou lá na Clínica e até foi em São Paulo, para resolver meu caso pessoalmente.
E Deus é muito maravilhoso mesmo, né?!! ...Quando eu conto minha história para as pessoas, algumas dizem “nossa, que fase difícil, só coisas ruins e tudo no mesmo momento...”
Amigos, hoje em dia, ao lembrar de tudo isso e das outras coisas que  eu nem cheguei a citar, eu não vejo nada como “coisas ruins”. Sabem porque? Porque agora eu compreendo o mover de Deus.
Está certo, eu não posso negar que cheguei a entar em depressão, que foi tudo muito difícil para mim no momento... Mas, no momento! Pois, “no momento” eu não entendia porque eu estava passando por tudo aquilo.
Mas, como eu disse, Deus é maravilhoso! Pois eu só vejo as coisas boas que Ele fez por mim! Foi necessário eu passar por tudo aquilo para que hoje eu estivesse nos caminhos dEle. Mas Ele não deixou que eu ficasse no sofrimento por mais que o tempo necessário. Ele não deixou, pois a partir do momento que eu passei a buscar a presença dEle na minha vida, Ele trouxe a alegria de volta para o meu coração! Começando pelo meu exame, eu perdi a oportunidade que eu tive, nunca mais eu teria outra igual; mas quando a Jaque foi lá na clínica, Deus abençoou e tocou no coração da pessoa que poderia permitir e ela remarcou, e este exame foi feito em 27 de junho de 2012. Logo eu iria fazer o cateterismo, mas eu sei que isto não é da vontade de Deus, pois quem me dará a cura é Ele e não o homem! Por isso, não deu certo para que eu fizesse o procedimento em seguida. Então, pela demora, eu terei que fazer outro exame em 2013. E eu creio que este exame mostrará que Deus já me curou e eu não precisarei ficar em recuperação, pois não precisarei fazer procedimento algum! Será somente fazer o exame e voltar a competir! Observem, não estou ficando louca e isto não é religião! Estou completamente sã e ousando com a minha fé porque creio totalmente no poder de Deus!
Além disso, Deus também trabalhou na minha família. Quando decidi ter Deus na minha vida, todas as brigas acabaram. Minha família ficou mais unida do que nunca! E eu também reconheci que tinha errado muito principalmente com os meus pais, pois, por causa do meu orgulho, eu estava sendo muito ingrata e arrogante com eles. Eu já não estava mais dando à eles o valor que eles mereciam. Enfim, eles me apoiaram muito e nosso relacionamento ficou muito melhor. Mas, Deus não só reestruturou minha família... Quando Deus faz algo, ele nos surpreende! Além de ter feito isso, ele também me deu uma segunda família, pois é assim que eu considero a família da minha amiga anjo da guarda... (tanto que estou na casa dela agora, em Brasília, escrevendo minha experiência, para compartilhar com vocês).
Outra alegria que Deus me proporcionou foi me permitir continuar me exercitando, mesmo após ter que encerrar temporariamente a minha carreira no MTB. Durante este tempo em que eu fiquei parada, eu tive a oportunidade de conhecer um novo esporte (o ski). Após a clínica de Rollerski (ski com rodinhas) que eu participei em São Carlos, eu recebi grandes oportunidades da CBDN para poder praticar este esporte. Até o equipamento eles me emprestaram para que eu pudesse praticar na minha cidade. E ainda fui convidada e participei de mais duas clínicas de Rollerski, através do Projeto Social Ski na Rua, do atleta da Seleção Brasileira, Leandro Ribela. E vejam bem, em 2013 eu vou conhecer a neve!!!
Meus patrocínios? Deus não me deixou faltar nada! Ele supriu todas as minhas necessidades e eu acabei recebendo até mais do que quando estava competindo! Investi meu dinheiro em um negócio de vendas de roupas com a minha mãe e Deus abençoou de tal forma que em menos de um mês já estamos para montar nossa loja! (aceitamos encomendas, ok?! ;) rsrs)
Sem contar que ao ter que parar de competir eu não ia mais viajar... Mas, a partir do momento que Deus tomou a frente da minha vida, eu viajei muito mais vezes do que eu imaginava que iria viajar durante a temporada... Eu tive a oportunidade de viajar para vários lugares, principalmente de avião, onde vim várias vezes para Brasília também! (eu não estou querendo me exibir não. Somente quero mostrar que quando estamos nos caminhos de Deus, Ele nos dá muito mais do que esperamos ter quando não estamos...).
Quando tudo aquilo aconteceu comigo, eu perdi o contato com muitos amigos. Mas Deus restituiu mais isto na minha vida! Ele me deu novas amizades, pessoas maravilhosas, abençoadas, que só me aproximam mais ainda da presença dEle! E eu agradeço à Ele pela vida de cada um de vocês! Tanto pelos que permaneceram comigo quanto pelos que Ele colocou no meu caminho depois.
Eu não posso deixar de citar que sou eternamente grata às pessoas que se empenharam em me ajudar, seja da forma que foi, e, também, àquelas que de alguma forma tentaram.
Agradeço imensamente a Jaque, pois esteve comigo desde o início desta nova fase na minha vida, desde o começo tem corrido atrás, ligado nas clínicas, marcado consultas, e até mesmo quando eu perdi a oportunidade que havia recebido da Clínica Dante Pazzanese, de SP, ela foi lá e conseguiu resolver por mim. Agradeço também a Scott, por ter me ajudado com custos de exames. Agradeço a Adriana Nascimento, por ter me hospedado na casa dela um dia antes do meu exame, em São Paulo. Agradeço muito a minha melhor amiga Gabi (meu anjo da guarda) pela amizade e por ter me trazido para os caminhos de Deus e por todas as conversas e momentos... Eu sei que o tempo passa e isso tudo acaba se tornando lembranças, mas são essas lembranças que me fazem entender que eu fui a pessoa mais feliz do mundo no momento mais difícil da minha vida, e isso tem muito valor para mim! Agradeço também a todos os meus amigos que se preocuparam comigo, que me incentivaram para que eu não desanimasse e não desistisse dos meus sonhos... (agradeço em geral porque são tantos que a lista ficaria muito maior do que este gigante texto! rsrs). Agradeço ao pessoal da CBDN e ao atleta Leandro Ribela pelas oportunidades que deram no ski e por tudo o que ainda está por vir. Agradeço a minha família imensamente por tudo, pelo apoio que eles têm me dado desde o início e peço desculpas pela minha falta de compreensão, meu período de orgulho e ingratidão. E aproveito para pedir desculpas aos meus amigos também, pois tenho a consciencia de que eu agi de forma errada tanto com a minha família quanto com eles. Mas, sinceramente, eu agradeço principalmente a Deus; eu agradeço a Ele não somente pela vida dessas pessoas, mas também por esta enfermidade. Sim, eu agradeço muito a Deus por isso! Sabem por que? Porque se não fosse tudo o que aconteceu comigo por causa deste problema cardíaco, hoje eu não estaria nos caminhos do Senhor.
 E eu não teria sido tão abençoada quanto eu fui!
No balanço Geral de 2011 eu disse que 2012 se
ria um ano de vitórias... Sinceramente, foi mesmo! Claro que de uma forma muito diferente da que eu havia planejado. Pois, os planos de Deus são muito maiores do que os nossos e a minha vitória não foi como eu planejava que seria (em cima da bike), mas sim, na vida pessoal! Deus me deu conquistas muito maiores do que eu poderia conquistar "sozinha" e agora eu declaro "Deus, eu dedico todas essas minhas vitórias ao Senhor!"
Enfim amigos, eu teria muito ainda à falar, pois 2012 foi um ano surpreendente... Mas vou encerrando por aqui.
Desejo à todos vocês um 2013 de grandes vitórias e muito abençoado!
E lembrem-se: Não importa o que aconteça, não reclamem! Somente busque a Deus e coloque Ele a frente de tudo na sua vida, pois tenho a certeza de que assim como foi comigo, Ele também irá te abençoar! Nada acontece por acaso... Tudo faz parte dos planos dEle! Somente confiem!
Um grande abraço à todos! Nos vemos nas trilhas em 2013, pois sei que meu retorno ao MTB está muito próximo! :)

"É assim que Deus age, livrando o sofredor pelo próprio sofrimento; fazendo o pecador acordar para a realidade através do castigo!
É assim que Deus quer fazer com você! Quer acabar com o seu sofrimento e devolver a você uma vida de prazer e felicidade, com todas as delícias que havia antes." (Jó 36: 15-16 _tradução moderna)


Happy new year!!!

Bruna Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário